Acesso Moodle

Olá!


Seu acesso à plataforma Moodle do campus se dá utilizando as mesmas credenciais de acesso às demais plataformas institucionais, exceto Campus Digital e SIGAA que são mantidas pela reitoria. 

Sumário

Se você for estudante que ingressou antes de 2021, clique aqui.

É sua primeira vez aqui?


Porém, se você estiver acessando o Moodle pela primeira vez, você precisa antes de mais nada criar sua conta institucional, para isso o primeiro passo é ativar seu e-mail institucional.

É pelo e-mail institucional que você consegue criar ou redefinir sua senha do Moodle e demais sistemas

Se você já tem acesso ao e-mail institucional, você pode definir ou redefir a senha do Moodle clicando no link Esqueceu a sua senha? na própria tela de login.

1º passo: ativar o e-mail institucional

A escola usa o Google Workspace for Education e o Gmail como serviço de e-mail. Aqui temos alguns pontos de cuidado para ativar a conta, principalmente para estudantes que ingressaram antes de 2021.

Se você estudante já tinha sua conta no Gmail antes de 2021 é for aluno de cursos que ainda usam o Campus Digital, fique atento pois sua matrícula usado no e-mail NÃO CONTÉM zeros à esquerda.


Você estudante, ingressou após 2021?

Se for seu caso, para ativar seu e-mail institucional tenha em mãos seu número de matrícula (ver com professores ou registros acadêmicos) e seu CPF. Os passos são:

    • Acessar o GMAIL pelo endereço https://gmail.com
    • No campo Email ou Telefone, insira o seu e-mail institucional que será no formato matrícula@aluno.sertao.ifrs.edu.br
    • No campo senha, insira somente os números do seu CPF 
    • Confirme todos os termos e acesse a caixa de entrada

Como você ingressou após 2021, simplesmente substitua no endereço de e-mail a palavra matrícula, por seu número de matrícula completo, incluindo os zeros à esquerda, porém somente os números.

Use o seu número de matrícula completo seguido de @aluno.sertao.ifrs.edu.br
Na senha, use somente os números do seu CPF.

Quer tentar?

Acesse o GMAIL pelo endereço https://gmail.com e siga atentamente os passos descritos acima.

Erros comuns?

    • Esqueço de substituir a palavra matrícula por meu número de matrícula 😐 
      • leia com atenção as orientações, não basta só copiar literalmente
    • Na senha do primeiro acesso, incluo indevidamente pontos e hífen do CPF
      • na senha, vale somente os números do seu CPF
    • Sou ingressante de 2021, 2022 em diante e retiro o zero à esquerda da matrícula
      • pra ingressantes pós 2021, a matrícula usada no e-mail é completa, incluindo zeros à esquerda
    • Sou aluno veterano, ingressei antes de 2021 e tento acessar usando o formato de matrícula errado
      • lembre-se que veteranos de antes de 2021 devem omitir os zeros à esquerda na matricula

Aqui um passo a passo ainda mais detalhado, com prints das telas e tudo mais. Com isso, vocẽ consegue de forma autônoma habilitar teu e-mail e definir ou redefinir a senha do Moodle.


Uma dica importante é, assim que possível, cadastre no Gmail um número de celular. Ele poderá ser usado caso você esqueça a senha do e-mail.

2º passo: criar uma senha e acessar o Moodle

Este é o último passo para ter acesso ao Moodle. Basicamente você precisa usar o e-mail institucional recém criado para gerar a sua senha pessoal de acesso ao Moodle.

Então, com seu e-mail institucional criado e acessível, você pode clicar aqui ou no link Esqueceu sua senha na tela de login, incluir seu número de matrícula e clicar em Enviar.

Com isso você receber no e-mail institucional o link para criar uma senha nova. 

Crie uma senha pessoal e não esqueça de memorizá-la. Há quem prefira anotar a senha, inclusive.


Para alunos Ingressantes antes de 2021

Os passos para ativar/acessar o e-mail institucional são os mesmos, o único ponto de atenção é quanto ao número de matrícula. Ingressante antes de 2021 NÃO DEVE INCLUIR OS ZEROS À ESQUERDA no login do Gmail. Ou seja, 012234 ficaria 12234@alunos.sertao.ifrs.edu.br

Alunos ingressante de antes de 2021, cuide pro formato do número de matrícula no email institucional. Não pode incluir zeros à esquerda.

Se você ingressou após 2021, ignore essa seção.


Para Docentes e TAES

Atualmente, o provisionamento das contas de Docentes e TAES se dá via CGP e CTI, portanto, o primeiro acesso ao Moodle utiliza as mesmas credenciais definidas durante a entrada em efetivo exercício do servidor.

O acesso docente ao Moodle deve se dar pelo SIAPE, pelo CPF e pelo E-Mail Institucional. Para redefinir a senha de acesso ao Moodle, use o Esqueceu a sua senha?





Última atualização: Wednesday, 16 Feb 2022, 12:42